top of page

Reformar dá trabalho...mas, vale a pena.

  • vanessapsicoach
  • 7 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

Assim que decidi que precisava ter um espaço para os atendimentos, pensei em um espaço que meus pais tinham que não era usado há tempos, a não ser para guardar coisas que ninguém sabia onde guardar, então lá se tornou um pequeno depósito de coisas que não eram de se jogar fora, pois algum dia podia servir, mas que ninguém queria guardar consigo. Ok, o espaço foi concedido, mas, com ele veio uma pressão interna, agora só depende de você... e que verdade! Só dependia de mim... Então desci, fui até o espaço e lá estava escuro e cheio de coisas que eu não sabia o que fazer com elas (mesas, cadeiras, uma beliche desmontada, uma porta, copos, pratos e tantos outros pertences, além de muita poeira, insetos que se criaram com o tempo). Todas aquelas coisas eu sabia que tinham donos, mas, me incomodou saber que para arrumar aquele espaço eu teria que incomodar os donos das coisas lá guardadas, então eu fui postergando e postergando o início das obras. Contatei um profissional para fazer um orçamento da reforma, pois eu não tinha condições de fazer tudo aquilo sozinha (pintar, arrumar parte elétrica, reformar banheiro e o que fosse preciso para deixar o ambiente confortável e acolhedor). Ele me passou o orçamento, acordamos que seria feita a reforma, e ele pediu que eu tirasse as coisas lá de dentro para ele poder iniciar as obras. Demorei tanto para tirar as coisas de lá que o responsável pelas obras começou a obra com a bagunça lá mesmo e foi organizando aos poucos, encontrou um lugar para organizar uma parte do que poderia ser guardado, o restante eu tive que organizar, guardei em caixas de papelão o que era frágil, pedi para os donos das outras coisas irem retirar o que lhe pertenciam, e assim a obra foi fluindo sem tantas bagunças para atrapalhar o processo de reforma.

Durante esse processo de reforma pude fazer uma analogia com o processo de terapia, muitas vezes quando sabemos que algo precisa ser feito para atingirmos os nossos objetivos, travamos em alguma etapa, etapa essa que em algumas situações pode ser a primeira, ou seja, paramos na primeira etapa.

Quando alguém nos diz ou sugere, por que você não faz terapia? A nossa primeira reação é, mas eu não tenho nenhum problema! Ok, talvez escancaradamente você não tenha nenhum problema, mas, por que será que os seus relacionamentos parecem nunca "dar certo"? Ou, por que será que você está frequentemente com dores físicas ou emocionais? Por que será que você não se sente amado? Por que será que você não se sente reconhecido ou valorizado? Por que você se sente inseguro? Por que as pessoas te traem? Por que você nunca consegue terminar o que começou? Por que você está doente?

Todas essas perguntas têm respostas e essas respostas estão todas dentro de você!

Assim como a obra que eu sabia que deveria ser feita para poder atingir os meus objetivos, assim é a terapia! Muitas vezes demoramos para decidir fazer, mas, assim que iniciamos não seria prudente parar, devemos dar continuidade para conseguirmos evoluir no processo. O começo da obra é complicado é muita bagunça para arrumar, a terapia também! Tem horas que você vai olhar para a bagunça e pensar: Pra quê que eu tô fazendo isso? É melhor deixar isso quietinho aí, vai dar muito trabalho! Daí vêm a consciência, no meu caso, com a minha obra eu pensei: - Vai dar trabalho, mas vai valer a pena, afinal isso não é só pela minha profissão, é pela minha missão de poder ajudar as pessoas a se autoconhecerem, curarem suas dores e evoluírem como Ser.


 
 
 

1 comentário


Edson Luis
Edson Luis
21 de set. de 2022

Incrível, mágico um universo que eu quero explorar com certeza, poder ver e rever os meus límites e describir o que me limita, mas dessas palavras lindas, um enigma pessoal a ser desvendado...

Obrigado Vanessa pelo site, e pela oportunidade de em algumas palavras ver que posso ter mais sobre eu mesmo que nem imagina até então.

Curtir

©2021 - Por Psicoterapeuta Vanessa Silva e Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page